29 de setembro de 2015

Internauta faz uma denúncia de um cachorro abandonado

Um internauta entrou em contato com nossa redação através do e-mail adri.borges09@gmail.com, nesta segunda-feira para denunciar sobre um cachorro pit bull que se encontra abandonado em um terreno na Rua XV de novembro, em frente à Creche Casulo Ieda Barradas, em Elísio Medrado.

Embrapa lança um projeto de proteção ambiental e eleva renda em áreas tradicionais

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou nesta segunda-feira, em Brasília, um projeto para aumentar a renda de comunidades tradicionais ao mesmo tempo em que promove a conservação da Amazônia, da Caatinga e do Cerrado. O ponto de partida da iniciativa é a capacitação de pequenos produtores e agricultores familiares para o uso sustentável de recursos naturais. Os moradores nas regiões selecionadas serão formados tanto para o extrativismo como para sistemas que integram agricultura e floresta, de forma que a proteção dos biomas se torne uma alternativa mais interessante que o uso não sustentável da terra, como a prática da monocultura e o desmatamento.

27 de setembro de 2015

Secretaria Estadual de Saúde realiza inspeção no hospital em Ribeira do Pombal

O secretário estadual de Saúde, quer ampliar o número de leitos de observação e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal. Estas foram algumas conclusões após uma inspeção sem aviso prévio na unidade estadual, realizada neste sábado, A secretaria afirma que busca uma eficiência das unidades de saúde do estado, o que não significa aumento de custos para a gestão pública.

As luzes do ferry-boat se apagam após defeito no gerador e embarcação é substituída

Os passageiros do ferry-boat Agenor Gordilho tomaram um susto na noite deste sábado depois que o gerador principal parou de funcionar e todas as luzes da embarcação se apagaram. Segundo um dos passageiros o povo entrou em pânico quando os motores pararam e ainda teve menino chorando, gente se abraçando, povo gritando que era o Titanic. As luzes voltaram e o ferry continuou sua lenta trajetória.

25 de setembro de 2015

Colégio Rômulo Galvão realizou a Feira de Ciências nesta terça-feira

O Colégio Rômulo Galvão, em Elísio Medrado, realizou nesta terça-feira, dia 22, uma Feira de Ciências, onde foram apresentados diversos trabalhos. A Feira foi organizada com um elevado potencial motivador do ensino e da prática científica, tanto para os professores quanto para os alunos.

Elemento foge depois de entrar em conflito com policiais em São Miguel das Matas

Nesta quinta feira (24), as câmeras de segurança flagraram a ação de criminosos arrombando uma casa comercial em São Miguel das Matas, o ocorrido foi na madrigada, o Capitão Sávio, sub comandante da 14º Batalhão fala que a equipe de vídeo monitoramento percebeu que um elemento estava mexendo na câmera de vigilância da cidade, assim as guarnições da cidade e apoio das guarnições de Elísio Medrado e CAEL foram acionadas,

Cetep Vale do Jiquiriça realiza um Sarau Literário em Amargosa

O Cetep - Vale do Jiquiriçá está realizando no período de 21 a 29 de setembro de 2015 o Sarau Literário, projeto interdisciplinar que visa despertar o gosto pela leitura, resgatar a cultura de recitar poesias e incentivar a produção de poemas, motivando os alunos a conhecer a diversidade cultural presente na Literatura Brasileira.

19 de setembro de 2015

Ambulâncias de resgate passam a ser obrigatórias em locais de prática esportiva em Salvador

A partir desta quinta-feira (17), todo local de concentração de prática esportiva deve contar com a presença integral de uma ambulância de resgate e profissionais de saúde. Isso por conta da publicação da lei nº 8.910/2015 no Diário Oficial do Município. Locais como o Dique do Tororó, orlas da Barra e Jardim de Alah, Parque da Cidade, a Cidade Baixa e o Parque de Pituaçu estão contemplados com a nova legislação.

17 de setembro de 2015

Rio anuncia contratação de 90 mil trabalhadores para Olimpíada

O Comitê Organizador da Rio-2016 anunciou nesta quarta-feira o início da seleção de 90 mil profissionais para trabalhar temporariamente na Olimpíada. As vagas serão ofertadas pelo próprio comitê e também por empresas que prestarão serviços ao órgão durante a realização dos Jogos Olímpicos do Rio. Interessados em trabalhar no evento já podem cadastrar no site www.talentosmanpowergroup.com.br. Os postos de trabalho estão, em sua grande maioria ligados à área de prestação de serviços (cozinheiros, copeiros, faxineiros, etc). Há vagas também para cargos de liderança na organização de Jogos com salários de até R$ 6 mil.

15 de setembro de 2015

Assalto no centro de Elísio Medrado termina com moto queimada

Na noite desta segunda feira, dois bandidos a bordo de uma motocicleta assaltaram uma sorveteria e um quiosque em Elísio medrado, levando dinheiro e alguns pertences das vítimas. Segundo informações de populares, eles fugiram em direção a Amargosa.

Ônibus da empresa Cidade Sol tomba na BA-093 e passageiros ficam feridos

Nesta segunda-feira, um ônibus da viação Cidade Sol tombou  na rodovia BA-093 e deixou alguns passageiros feridos. De acordo com a concessionária Bahia Norte, que administra a rodovia, o acidente aconteceu no km 41, sentido Pojuca.

14 de setembro de 2015

As alternativas ao Fies para financiar a faculdade

Financiamentos oferecidos em instituições privadas são alternativas aos estudantes que não têm dinheiro suficiente para pagar as mensalidades da faculdade e não conseguiram ser beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), programa do Ministério da Educação que financia parte ou valor total de cursos no ensino superior. O governo federal anunciou na segunda-feira (4) que os recursos destinados ao programa estão esgotados para este ano. Também há dúvidas se haverá uma nova edição do Fies no ano que vem. A continuidade do programa irá depender da disponibilidade de recursos após o ajuste fiscal das contas públicas. 

Aconteceu neste final de semana o 4º encontro de carros antigos em Amargosa

Neste final de semana aconteceu o 4º encontro de carros antigos em Amargosa, onde veículos de várias cidade brasileiras se encontraram na praça do Bosque, exibindo suas belezas e curiosidades de cada um que para o dono não se perderam com o tempo.

12 de setembro de 2015

Bandidos explodem caixas e moradores tentam levar dinheiro deixado para trás

Bandidos explodiram, na madrugada desta sexta-feira, uma agência do Banco do Brasil e uma unidade do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), localizadas em Boa Vista do Tupim, centro norte do estado.

11 de setembro de 2015

Alegando problemas de saúde, Prefeito de Cruz das Almas renuncia mandato

O Prefeito de Cruz das Almas Raimundo Jean Cavalcante Silva (PMDB), renunciou o mandato durante reunião no Centro Administrativo com a presença do vice-prefeito Ednaldo Ribeiro, secretários, lideranças políticas e vereadores da bancada governista. A imprensa não teve acesso ao local da reunião, e somente pessoas mais próximas puderam participar do momento que é considerado histórico na política cruzalmense. Ao justificar a sua decisão alegando problemas de saúde, o gestor fez questão de frisar que Ednaldo Ribeiro tem plenas condições de comandar a máquina administrativa pelos próximos anos junto com a equipe de governo. A notícia pegou de surpresa até as pessoas mais próximas, e muitos ainda não conseguiram assimilar direito o que de fato aconteceu. A decisão do gestor implica no afastamento também da primeira dama e atual secretária de saúde, Cicília Maria Barbosa Santos Silva. Segundo fonte ligada ao Governo, quem assume a vaga a enfermeira Maria Oliveira.
O prefeito deixou uma mensagem ao povo da cidade:

Família de Amargosa pede ajuda para construção de casa na Urbis 2

Uma família que mora no Bairro da Urbis 2, na cidade de Amargosa, pede ajuda a toda população para reconstrução de uma casa que está desmoronando. Familiares do Senhor Felix dos Santos, proprietário da residência que está caindo, pediu ajuda a representantes da ACIAPA, as situação da casa mostra telhado caindo, portas e janelas com escoras, paredes também caindo sem condições nenhuma para ser residida.

Secretaria de Educação de Elísio Medrado realizará eleições do colegiado escolar

As eleições do colegiado escolar acontecerá nesta segunda-feira e envolverá alunos, pais, funcionários e comunidade para que seja eleito um representante. A Secretaria de Educação de Elísio Medrado entende o Colegiado Escolar como um mecanismo de implementação da gestão democrática dentro da escola, por isso, ao assumir a gestão municipal em 2013, cuidou para que a Lei que institui os Colegiados Escolares fosse criada e assim foi feito.

Moradores da cidade de São Miguel das Matas realizam reunião para discutir a torre da Claro

Aconteceu nesta quinta-feira, uma reunião proposta pelos moradores do Condomínio no centro da cidade de São Miguel das Matas, onde a Claro pleiteia a instalação de uma torre de transmissão do sinal de telefonia móvel na cidade. Eles procuraram a prefeitura, órgão responsável pela emissão do Alvará permitindo que e empresa possa instalar a supracitada torre na cidade alegando que a implantação da torre no local onde a empresa deseja, poderia afetar a saúde dos moradores do entorno da mesma.

9 de setembro de 2015

Será realizado em Amargosa o 4º Encontro de Carros Antigos

Neste final de semana, dias 11, 12 e 13 de setembro será realizado na Praça do Bosque o quarto encontro de Carros Antigos de Amargosa, que contará com a presença de clubes de Carros Antigos de toda Bahia e alguns de outro estado, evento promovido pelo Amarantigos, clube de Carros Antigos de Amargosa.

A inadimplência do consumidor recua 2,0% em agosto, diz pesquisa

A inadimplência do consumidor caiu 2,0% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira, 8, pela Boa Vista SCPC. No acumulado do ano até agosto, a inadimplência avança 1,1% em relação a igual intervalo de 2014. E em 12 meses a elevação é de 1,3%. A Boa Vista afirma que, mesmo com a piora de alguns indicadores da economia nos últimos meses, como o aumento da desocupação no mercado de trabalho, elevação dos juros e tributos, entre outros, a maior cautela dos consumidores e também das instituições de crédito têm prevalecido, contribuindo para que não se observe grande deterioração na inadimplência das famílias.

7 de setembro de 2015

Associação de consumidores quer limite para juros dos cartões de crédito

A Proteste Associação de Consumidores está está lançando campanha em favor do estabelecimento de um limite máximo para os juros no rotativo do cartão de crédito, como existe em outros países no mundo, disse a coordenadora da entidade, Maria Inês Dolci. Foi apurado que, junto com os cheques especiais, os cartões de crédito são uma dos principais causas do endividamento das famílias brasileiras. No caso dos cartões de crédito, as elevadas taxas de juros no rotativo impedem os consumidores de honrar seus compromissos. Alguns cartões praticam juros no rotativo superiores a 700% ao ano, revela a pesquisa anual da organização, atualizada em julho passado.

5 de setembro de 2015

Baiano da cidade de Itapetinga se classifica para as Paralimpíadas do Rio de Janeiro

O baiano da cidade de IItapetinga, Renê Pereira, vai estar presente nos  Jogos Paralímpicos que serão no Rio de Janeiro em 2016.

O Inema aponta 17 praias impróprias para banho durante feriado

Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana, estão com 17 praias impróprias para o banho , segundo levantamento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O Inema chama atenção para que os banhistas evitem a praia de Periperi (na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea), Penha (situada em frente à barraca do Valença), Bogari (em frente ao Colégio da PM), Pedra Furada (rua Rio Negro, em frente a ladeira que dá acesso a praia), Roma (rua Prof. Roberto Correia), Canta Galo (atrás das antigas instalações da FIB), Rio Vermelho (próximo a escada de acesso à praia), Amaralina (em frente à Escola Cupertino de Lacerda e em frente à rua do Balneário e ao Edifício Atlântico), Pituba (em frente a escada de acesso à praia e atrás da Praça), Armação (em frente ao clube Inter Pass-Jardim de Alá), Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas e ao posto Salva Vidas Patamares), Placafor (em frente ao posto Salva Vidas) e Buraquinho (em frente à barraca de Praia Chalé).

Estudante da rede estadual desenvolve técnica para combater fungos no maracujá

Fabrício Fonseca Santos ainda nem concluiu o curso técnico em Agropecuária e já se mobilizou para dar retorno à comunidade onde ele mora. O estudante do Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Tôrres (Cetep), em Cruz das Almas, desenvolveu um projeto de Iniciação Científica Júnior que beneficiará os produtores de maracujá da região. O projeto surgiu da necessidade de combater a ação de fungos que atacam e matam os maracujazeiros e, desta forma, prejudicam os produtores que comercializam o fruto.

3 de setembro de 2015

Estaleiro Enseada do Paraguaçu pode retomar atividades

O Estaleiro Enseada está próximo de retomar suas atividades na cidade de Maragogipe. Após suspender os trabalhos no mês de fevereiro, o consórcio agora tem a possibilidade de fechar com a Petrobras um contrato de aquisição de sondas para a exploração do pré-sal, diretamente com um grupo japonês liderado pela Kawasaki, que é um dos controladores do estaleiro na região.

Os peritos do INSS anunciam greve para a próxima sexta-feira

Os peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram entrar em greve na próxima sexta-feira (4). Servidores de outros setores da autarquia ja estavam em greve.

1 de setembro de 2015

Governo diz que vai aumentar tributação sobre bebidas e aparelhos eletrônicos

O Governo Federal anunciou nesta segunda-feira novas medidas para tentar aumentar a arrecadação no país para o ano de 2016. Em relação à tributação, haverá revisão da desoneração de PIS/Cofins para computadores, tablets e smarphones, mudança no IOF sobre operações de crédito do BNDES, revisão da tributação de bebidas quentes (como vinhos e destilados) e revisão do Imposto de Renda sobre direitos de imagem. Segundo estimativa do Ministério do Planejamento, essas mudança devem gerar uma arrecadação de R$ 11,2 bilhões em 2016. Além disso, também está prevista uma nova rodada de concessões de portos, aeroportos e rodovias para arrecadar outros R$ 10 bilhões. De acordo com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa afirmou que, com o atual cenário de receitas e despesas, mesmo com as novas medidas, não será possível fechar o Orçamento de 2016 com um resultado favorável ao país.

Pesquisa aponta aumento de roubo de celulares em ônibus

Com o aumento do uso de cartões de crédito e débito e do bilhete eletrônico no transporte coletivo e a diminuição da utilização de dinheiro em espécie, o aparelho celular tornou-se o principal alvo de assaltantes em assaltos a ônibus na capital baiana. Uma pesquisa da corretora Bem Mais Seguro apontou que, o transporte público é onde mais se roubam celulares no Brasil. Segundo a corretora, o número de seguros para aparelhos em Salvador, aumentou 130% entre o mês de dezembro de 2014 e o mês passado.