20 de maio de 2017

5º Semestre de Serviço Social FACEMP promove roda de conversa sobre empreendedorismo

Aconteceu na ultima quinta-feira, dia 18, na semana acadêmica da FACEMP – Faculdade de Ciências e Empreendedorismo em Santo Antonio de Jesus, uma roda de conversa promovida pelo 5º semestre de Serviço Social, tendo como tema o Empreendedorismo Social e o Cooperativismo.

Na oportunidade estiveram presente compondo a mesa os seguintes palestrantes: Letícia Silva da ABAM – Associação de Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivo; Antonio Sampaio e Janderson Santana representando o Cesol – Centro Público de Economia Solidária da Bahia; Jacilda Souza pelo sindicato dos comerciários de Santo Antonio de Jesus; Prof. Romilson Sousa representante do NEAB – Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Cristiane Oliveira, estudante de Serviço Social. Também se fez presente Laise Malta, coordenadora do curso de Serviço Social da FACEMP, além de Ana Carla Damaceno, Lidiane Oliveira e Mariana Pimentel, todas docentes da instituição.
A mesa foi coincidentemente composta por pessoas negras, o que chamou a atenção da baiana de acarajé e professora de história Letícia Silva, que em sua fala inicial ressaltou a importância daquela que ela apelidou de “mesa preta linda”, atentando para a representatividade do negro nos espaços públicos e de debates, já que em outros tempos e ainda hoje é tão difícil se ver negros nesses lugares institucionalmente branco.
As falas, intercaladas com a participação aberta ao publico, exploraram as duas faces do tema: a do empreendedorismo quanto necessidade de sobrevivência, criativo, emancipador e transformador; e o lado neoliberal do mesmo, que acaba por expor as pessoas a perversas condições, marcada pela falta de direitos trabalhistas e de apoio do Estado.





Reportagem e fotos: Odemar Lucio

0 comentários:

Postar um comentário